Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, consiste da disfunção aguda e morte de parte do tecido cerebral, podendo ter 2 principais causas, hemorragia ou isquemia cerebral.

 

A hemorragia cerebral, ou AVC hemorrágico, acontece quando um vasos do cérebro rompe e sangue extravasa no meio do tecido cerebral. O AVC hemorrágico tem 2 causas principais, que são a Hipertensão descontrolada e o enfraquecimento dos vasos cerebrais decorrentes do envelhecimento (chamada de angiopatia amiloide).

 

O AVC isquêmico pode ser causado por diversos fatores, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol, tabagismo, disfunções cardíacas, entre outras. O Check-up anual e o controle adequado dos fatores de risco são as melhores formas de prevenção desta doença, que é a segunda maior causa de morte no Brasil. Tão importante quanto o controle dos fatores de risco, é a chamada prevenção secundária, que consiste em identificar, em um indivíduo que já sofreu um AVC, as causas deste evento e atuar de todas as maneiras para evitar que se repita.

 

Baixe nosso EBOOK sobre AVC e Saiba Mais!

Últimas publicações do blog