NEUROPSICOLOGIA

A neuropsicologia é uma área das ciências da saúde que trata da interface ou aplicação das áreas da psicologia e da neurologia. Essa área destina-se a estudar as relações entre o cérebro e o comportamento humano, contudo usualmente grande parte dos especialistas da neuropsicologia dedicam-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas do cérebro afetando as funções corporais e o comportamento humano.

 

Neuropsicóloga Stephanie Toledo

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC – GO, especialização em Neuropsicologia, especialização em Reabilitação Cognitiva e também Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás – UFG – GO.

Experiência em avaliação neuropsicológica em contexto hospitalar nas áreas de Lesão Encefálica Adquirida (LEA), tais como AVC, Traumatismo Craniano entre outros.

Experiência em avaliação neuropsicológica para diagnóstico diferencial em crianças com problemas de aprendizagem, tais como TDAH, deficiência intelectual, dislexia, distúrbio do processamento auditivo, alterações emocionais que influenciam em sua capacidade e desenvolvimento em adultos com queixas cognitivas como desatenção, memória, etc; e em idosos com declínio cognitivo.

Experiência em estimulação e reabilitação cognitiva que consiste em um conjunto de intervenções e técnicas que são utilizadas para minimizar os impactos causados por problemas neurológicos como doenças neurodegenerativas (Demência de Alzheimer, Fronto-Temporal, Vascular, Doença de Parkinson, Demência Mista, entre outras), AVC, TDAH, TCE, etc.

 

Reabilitação Cognitiva

Estimulação e reabilitação cognitiva que consiste em um conjunto de intervenções e técnicas que são utilizadas para minimizar os impactos causados por problemas neurológicos como doenças neurodegenerativas (Demência de Alzheimer, Fronto-Temporal, Vascular, Doença de Parkinson, Demência Mista, entre outras), AVC, TDAH, TCE, etc.

 

Teste Neuropsicológico

A Avaliação Neuropsicológica consiste em sessões com aplicações de testes, com objetivo de investigar o funcionamento cerebral referente às funções e disfunções cognitivas. Será investigado quais áreas do cérebro estão com funcionamento adequado e quais podem apresentar alguma alteração, comparando-se com outros indivíduos da mesma escolaridade e faixa etária.

 

 

Psicoterapia

Com o intuito de lidar com situações conflitantes presentes no cotidiano e as emoções que são desencadeadas, tais como ansiedade, tristeza, angustia, estresse e comportamentos que influenciam nos relacionamentos interpessoais, se faz necessário um trabalho de autoconhecimento, visando a elaboração e ressignificação dos traumas e feridas do passado que interferem, muitas vezes de forma inconsciente, no presente e futuro. É preciso um trabalho de compreensão de sua história e sua autorresponsabilidade da situação em que se encontra, para que se possa perceber e entender aonde contribui, mesmo que não perceba conscientemente, em suas dificuldades e nas escolhas que lhe causam sofrimento, caminhando assim para uma vida mais leve e de escolhas assertivas.

Últimas publicações do blog