Neurofeedback
O QUE É NEUROFEEDBACK?
O neurofeedback é um tratamento não invasivo que visa melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Este método possibilita a reorganização do funcionamento cerebral, corrigindo distúrbios, melhorando o desempenho cognitivo, comportamental e emocional.
Há ainda o uso da técnica para o aumento da capacidade cognitiva, a melhora no desempenho artístico, atlético e intelectual, além de aumentar a sensação de bem-estar de sujeitos normais.
"O neurofeedback é um tratamento não invasivo que visa melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória."
Como funciona o Neurofeedback?
Entendemos que o cérebro funciona por meio de descargas elétricas, que podem ser identificadas por exames de eletroencefalograma (EEG). Essas ondas elétricas são a base de comunicação entre os neurônios e podem melhorar ou prejudicar as funções cognitivas.
Por um software especializado, os sensores captam estes sinais elétricos oriundos dos neurônios, decodificando e processando em tempo real a partir da tela de um computador, com isso a pessoa aprende a transformar o cérebro com o condicionamento operante, aprendendo por tentativas e erros.
Responsável por estimular as habilidades naturais do cérebro, o neurofeedback regula e desenvolve as potencialidades, o que contribui para um melhor desempenho cognitivo e também comportamental.
O Neurofeedback emite radiação?
No tratamento com neurofeedback o paciente não recebe nenhum tipo de irradiação elétrica ou magnética do equipamento. Funciona com eletrodos que são colocados sobre o couro cabeludo para a captação das emissões elétricas dos neurônios, que pulsam dentro do crânio.
E o Neurofeedback funciona mesmo?
O Tratamento felizmente tem tido grandes avanços nas últimas décadas, com bons resultados no controle dos sintomas, com melhora da qualidade de vida dos pacientes e familiares. Demanda disciplina e comprometimento por exigir um protocolo bem intensivo, sendo recomendável entre 30 a 40 sessões, com uma frequência indicada de 2 vezes por semana, porém varia muito de pessoa para pessoa, do objetivo e da gravidade do quadro.
Cabe ressaltar que é um tratamento longo, mas que garante efeitos duradouros.
Quais as indicações do Neurofeedback?
Ansiedade, Depressão, Distúrbios de aprendizagem, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dificuldade de Memória, Comprometimento Cognitivo Leve, Enxaqueca, Insônia, Estresse, Transtornos Alimentares, Fibromialgia, Otimização da Performance Mental, entre outros.
Confira nossos artigos mais recentes
Vacinação contra Herpes Zoster: Protegendo sua Saúde
A vacinação contra Herpes Zoster já está disponível. O herpes zoster, popularmente conhecido como cobreiro, é uma infecção viral causada pela reativação do vírus varicela-zoster,
Descubra Tudo Sobre Fibromialgia: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
Fibromialgia é uma condição médica crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, acompanhada por problemas de fadiga, sono, memória e humor. Estima-se que essa condição afete cerca de 2 a 8% da população mundial, sendo mais comum em mulheres do que em homens.
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Epicondilite (dor no cotovelo)
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Epicondilite (dor no cotovelo).
Tendão de Aquiles
Diga Adeus à Dor: Tratamentos Eficazes para Tendinopatia do Tendão de Aquiles Se você sente dor ou rigidez na parte de trás do tornozelo,
Alívio Definitivo para a Fasceíte Plantar: Conheça Nossos Tratamentos Especializados
Você sente uma dor aguda na sola do pé, especialmente ao dar os primeiros passos pela manhã? Essa sensação incômoda pode ser um sinal claro de fasceíte plantar, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Esquecimento: Quando começar a se preocupar?
Com tantas atividades do nosso dia a dia é possível apresentar Alzheimer aos 40 anos? É comum esquecer onde guardou aquele objeto, perder o horário