O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) é um documento oficial publicado pelo Ministério da Saúde. Que adotou como objetivo entender o alimento de acordo com o grau de processamento, ou seja, compreender como ele foi transformado da forma in natura até chegar ao supermercado. Sendo um importante instrumento para escolhas alimentares saudáveis, pois o consumo de alimentos ultraprocessados está diretamente relacionado ao aumento da obesidade.
No Guia Alimentar os alimentos são classificados em 4 grupos: Alimentos in natura ou minimamente processados, Ingredientes culinários, Alimentos processados e Alimentos Ultraprocessados.
Alimentação Saudável
Para ter uma alimentação saudável, o Guia propõe que façamos dos Alimentos in natura ou minimamente processados a base da nossa alimentação (exemplo: espiga de milho ou milho congelado). Além disso, os Ingredientes culinários, como óleos, gorduras, sal e açúcar, podem ser utilizados, desde que usado com moderação, em pequenas quantidades, para temperar e cozinhar os alimentos in natura ou minimamente processados. Já os Alimentos processados (exemplo: milho em conserva), podem fazer parte de refeições que possuem como base os Alimentos in natura ou minimamente processados. No entanto, os Alimentos ultraprocessados devem ser evitados ao máximo (exemplo: salgadinho de milho de pacote).
Saiba como prevenir o AVC com alimentos saudáveis!
Saiba mais nesse artigo da Faculdade de Saúde Pública da USP.