Saiba como prevenir o Alzheimer
O Alzheimer (ainda) não tem cura, mas pode ser prevenido.
Corpo são, mente sã!
A temida doença de Alzheimer tem origem na atrofia de áreas específicas do cérebro, principalmente uma região chamada hipocampo (principal responsável pela memória) e podendo acometer em diferentes graus os lobos parietal e frontal. Tudo isso vem do funcionamento inadequado de duas proteínas chamadas de Beta-Amiloide e Tau.
Com os tratamentos que dispomos atualmente é possível atenuar os sintomas da doença, porém ainda não curar ou impedir sua progressão. No entanto, alguns hábitos e cuidados podem ajudar a prevenir o seu aparecimento e devem ser praticados durante toda a vida!
1. Hábitos de vida
A prática de exercício físico é um dos principais aliados no envelhecimento e auxilia na prevenção de diversas doenças, mas não adianta aquela caminhadinha de 10 minutos indo para o trabalho! São necessários ao menos 40 minutos de atividade física aeróbica continua, três vezes por semana, como caminhada, corrida, bicicleta ou natação.
A busca por uma alimentação saudável consiste em outra importante ferramenta e isso inclui uma dieta pobre em açúcar e gorduras, rica em vegetais, sementes, oleaginosas, queijos e derivados.
Sono adequado e saudável.
2. Controle adequado de doenças preexistentes
Fazer controle rigoroso de doenças como hipertensão, diabetes de colesterol não é opcional, tanto na prevenção de doenças cardiovasculares, como no caso da doença de Alzheimer.
Além disso, é muito importante a correção de deficiências e defeitos auditivos, pois é fundamental manter a atenção e os estímulos do meio em que vivemos.
3. Atividades sociais e envolvimento social
Costumamos dizer que o cérebro necessita sempre de estímulo e interesse pelo mundo, quando nos acomodamos intelectualmente é um sinal para o cérebro que o show está no fim e é hora de apagar as luzes e fechas as cortinas, nisso as ligações entre os neurônios vão se desfazendo, dando a chance para o Alzheimer se instalar.
Assim é muito importante nos mantermos sempre curiosos e interessados no mundo, optar e ir atrás de de aprender novas coisas, manter-se envolvido em atividades culturais e sociais como grupos de amigos, livros ou causas sociais.
Como podemos ver a lista é longa, porém não é muito trabalhosa e teremos que aprender a seguí-la se quisermos manter mente e corpo sãos.
Gostou do conteúdo? Faça uma avaliação do Google clicando AQUI!