Vitamina b12

Deficit de vitamina B12 e problemas de memória

  A vitamina B12, assim como diversas outras vitaminas e minerais, faz parte de um conjunto de substâncias fundamentais para procedimentos realizados por nosso metabolismo. Nosso corpo é capaz de armazenar diferentes quantidades dessas substâncias, que podem ser encontradas em alimentos ou microrganismos. Contudo, uma vez que determinada vitamina deixa de ser ingerida adequadamente, uma…

alzheimer_obesidade

Obesidade na Doença de Alzheimer

     A doença de Alzheimer (DA) é a principal causa de demência em idosos, sendo uma doença neurodegenerativa lenta, progressiva, que leva o indivíduo a um declínio cognitivo, podendo levar até a morte. Os principais marcadores histopatológicos dessa doença são a presença de placas senis e emaranhados neurofibrilares, resultantes da aglomeração anormal da proteína…

saude-do-idoso-como-se-manter-saudavel-na-terceira-idade

Saúde do Idoso: como se manter saudável na na terceira idade?

A longevidade é um dos principais assuntos das pautas tecnológicas, econômicas e humanas. Layla Vallias, por exemplo, cofundadora da Hype60+,  empresa especialista em ações de marketing para o público sênior, discorre que em breve haverá uma tsunami de pessoas com 60 anos. E a pergunta que não quer calar é: Como se manter saudável na…

constipação

Constipação na doença de Parkinson

Constipação na doença de Parkinson Na doença de Parkinson diversas disfunções no trato gastrointestinal podem ocorrer, causando principalmente sintomas como a constipação, disfagia e a gastroparesia. A constipação é um sintoma não-motor comumente relatado, afetando cerca de 80 a 90% dos pacientes. Isso se deve principalmente por uma dissinergia mais lenta no trânsito intestinal, e…

alimentos-parkinson

Os alimentos e a doença de Parkinson

Os alimentos e a doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva, resultante da depleção de dopamina do cérebro. Os principais sintomas são: o tremor, bradicinesia, instabilidade postural e rigidez muscular. E conforme a doença progride, outros sintomas podem aparecer, como a disfagia, disartria, gastroparesia, constipação intestinal, fadiga, depressão e comprometimento…